Gastam-se fortunas em emagrecimento, mas nas bermas das nossas estradas, há gratuitamente uma planta com um forte poder adelgaçante, as malvas!
Para tal, basta juntar umas folhas à sopa e utilizá-la como verdura. É barata, de agradável paladar, e eficaz em prisão de ventre, inflamações do intestino, fígado, rins e bexiga. Elimina ácido úrico, como tal gotosa e artrítica. Eficaz também em crises de tosse e resfriados ou bronquites.
As suas propriedades como mucilaginosa, emoliante e calmante, permitem eficazmente usar-se, não só internamente como em lavagens exteriores. Sarampo, escarlatina e varicela podem ser bem comabatidas com o cozimento das folhas ou qualquer outra parte da planta. O mesmo acontece para irritaçãoes vaginais, clisters, gargarejos, lavagens ou problemas de pele. Para quem usa próteses dentárias, bochechar regularmente com chá de malvas, alivia e trata as congestões da boca e pequenos abcessos.
Interessantes propriedades hemostáticas colocam-na, entre as melhores, no tratamento do hemorroidal ou outros problemas vasculares.